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VOIP Meo

Olá a todos!

Hoje trago aqui um post que espero poder ajudar a resolver alguns problemas de nas configurações dos vossos acessos à internet, tendo por base o acesso da PT (MEO). Há uns dias, tentei desesperadamente criar o meu número VOIP e configurar no router MEO. A verdade é que era impossível fazer tal configuração, mesmo tendo certeza que estava tudo certinho, as chamadas saíam mas não entravam e, por incrível que pareça, só saíam quando eu entrava na página de administração do router, em específico na área de configuração do VOIP.

Pois bem, este problema tratava-se na realidade de uma actualização de firmwear do router e não tinha qualquer correspondência com as minhas configurações. Se pretendem um número VOIP a funcionar com o vosso router MEO devem ter uma versão mais recente do firmwear do router.

As actualizações são efectuadas pelos técnicos da PT, por isso, se tiverem um problema idêntico, liguem para lá e peçam que vos façam a actualização do router para a versão mais recente.

O router que tenho em casa é um Thomson, que podem ver na imagem abaixo:

Router Thomson MEO

Este router, na minha opinião permite inúmeras coisas que até podem ser úteis, de salientar o VOIP. Se pretende configurar o VOIP da PT (Sapo), entrem com os vossos dados da MEO em sapo.pt, vão a área de cliente e adicionem um número VOIP.

Depois, vão a http://192.168.1.254 e entrem com os vossos dados na administração do router. Depois cliquem em: Ferramentas > Serviços de Voz.

Devem ver uma página semelhante a esta:

Serviço de Voz VOIP Admin Thomson MEO

Cliquem agora em Configuração Avançada e coloquem os dados:

Registrar: voip.sapo.pt
Registrar Port: 5060
Proxy: proxy.voip.sapo.pt
Proxy Port: 5070
Secondary Proxy: 0.0.0.0
Secondary Proxy Port: 5060
Expire Time: 3600

Cliquem em Aplicar.

De seguida, adicionamos os dados do número voip que criaram na vossa área de utilizador do Sapo. Para isso, cliquem agora em Configurar e na página seguinte cliquem em Adicionar.

Deverão ver uma janela deste género:

Identificação de Telefone Thomson MEO

Insiram os dados:

SIP URI: Coloquem o Vosso Número Voip no formato +351302000000
Nome de utilizador:  Coloquem o Vosso Número Voip no formato +351302000000
Password: Coloquem a vossa password dos acessos MEO
Confirmar Password: A mesma que no campo anterior
Display Name: O Nome que pretendem que apareça no visor das pessoas para quem chamam
Número abreviado: O Vosso Número VOIP sem o +351
Porta:  Na porta têm 3 opções. Se só tiverem 1 número VOIP coloquem a opção Telefone 1, se tiverem mais que 1 número voip, coloquem na porta que estiver livre.

Cliquem em Aplicar. Dentro de poucos segundos deverão ter 2 vistos a verde o que significa que o serviço está pronto a utilizar. Vejam a imagem:

Serviço VOIP Ativo no Rouer Thomson MEO

O serviço encontra-se activo, vamos agora fazer as ligações físicas. Podem utilizar qualquer telefone analógico nas ligações VOIP, se tiverem um disponível, vamos experimentar. Se não têm, podem comprar um com fio ou sem fio, no meu caso, escolhi um sem fio da Grundig (boa relação qualidade/preço, paguei 37€ na Worten).

O painel traseiro do vosso router é semelhante a este:

Ligações Router Thomson MEO

Têm as partes em amarelo que é onde ligam as vossas boxes de TV, a entrada cinzenta é onde liga o cabo DSL para a net. Agora, existem 2 entradas a verde que podem utilizar com o vosso telefone VOIP, ou seja, podem ter 2 números VOIP com ligação “normal”.

Se nas configurações escolheram a porta Telefone1 devem ligar o vosso telefone à porta correspondente, ou seja, Phone1. Depois de efectuarem a ligação o vosso serviço VOIP estará a funcionar.

Existem algumas opções que poderão utilizar para rentabilizar estas ligações, passo a citar algumas situações que vos podem ser úteis em relação ao router/voip.

Imaginem as seguintes situações:

1 – Querem o número voip mas querem que o telefone que está ligado ao VOIP toque quando ligam para o vosso número de casa, ou seja, o número com o qual mantêm contrato com a PT. É possível!

Nesta situação devem ter na tomada de parede um micro filtro duplo com as ligações DSL/Telefone. A ligação DSL do micro filtro, envia cabo para a entrada DSL do Router. Depois, devem ligar um cabo RJ11 (igual ao da ligação DSL) da saída Phone do micro filtro até à entrada PSTN do router, aquela que fica entre as entradas verdes e a entrada cinza.

Com esta ligação, quando alguém ligar para vossa casa ou escritório, o mesmo telefone que utilizam para VOIP, pode ser utilizado para o vosso número de casa, tanto para receber como para efectuar chamadas. Esta situação faz alguma confusão porque uma vez que utilizam apenas 1 telefone para 2 números, nunca sabem para que número vos estão a ligar… Esta é a desvantagem.

Para fazerem chamadas do vosso telefone VOIP mas através do vosso número fixo, devem marcar a extensão 01 antes do número para o qual pretendem ligar. Com esta extensão 01 farão chamadas através do vosso número fixo.

2 – Para terem, por exemplo, o número de casa num telefone e no voip terem os 2 números (casa e voip), devem ligar um adaptador duplo ao micro filtro de parede, nesse adaptador ligam o telefone de casa directo e o cabo da entrada PSTN. Esta situação melhora um pouco o aspecto negativo da situação 1 uma vez que quando ligam para o vosso número fixo tocam 2 telefones, o Voip e o Fixo, quando ligam para o Voip toca apenas o telefone Voip.

Existem algumas outras opções que poderão tirar proveito com o vosso serviço MEO e que poderão aproveitar uma vez que alguns dos serviços disponibilizados são gratuitos.

Para dúvidas ou resolução de problemas relacionados com este post, mandem os vossos comentários, responderei tão breve quanto possível.

Izak Jesus

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Comments (2)
Telmo • 7 anos ago

Bom post. Eu tenho um caso que não sei resolver, talvez me possa ajudar. Instalei um serviço de telefone e Internet, e tenho uma base gigaset n510 que permite acoplar até 6 telefones sem fios. Acontece que essa base só permite fazer uma ligação à uma porta LAN e não a uma ligação de telefone. Já tentei fazer esta ligação mas nada acontece, no apoio meo disseram - me que a base tinha que ter uma ligação de telefone senão por porta LAN não era possível. Tem alguma sugestão? Peço desculpa pela linguagem mas sou leigo no assunto. Desde já obrigado.

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mozack • 7 anos ago

Olá, Antecipadas desculpas pela demora a responder, tenho estado completamente "out" daqui. Espero que tenha resolvido o problema, se não, aqui vai... Para ligar telefone VOIP, tem que ligar as portas VOIP, no seu caso, que é um aparelho específico para distribuição de VOIP, teria que ligar à porta LAN forçosamente. Então, a minha questão é: Esse aparelho, tem algum tipo de página de configuração? Deveria ter, mesmo para as configurações de ramal, se tiver, está safo. Lá, deve ter um sítio qualquer para configurar os dados do VOIP (como acontece com as App's de VOIP, tb não ligam na entrada de linha). Se, por uma razão o seu dispositivo NÃO tem uma página de configuração, então aí, talvez o caminho seja usar um aparelho intermédio que: 1 - Ligue na porta de voip e distribua por LAN 2 - Ligue por LAN MAS tenha uma área de configuração e que distribua por LAN tb... Se conseguiu resolver e quer partilhar a solução, por favor, partilhe connosco. Se não conseguiu resolver, espero que estas dicas o ajudem a resolver (tarde mas chegaram)... Obrigado e um abraço

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By Daniele Zedda • 18 February

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