:: Izak.pt ::

Also known as Mozack!

Apache + PHP = Problemas de Permissão de Ficheiros

Olá,

Hoje escrevo porque me deparei com um problema que há muito não me deparava, essencialmente porque nos últimos anos tenho usado Nginx como webserver e recentemente, voltei a trabalhar com Apache.

Por norma, as instalações de Apache + PHP, utilizam o mod_suphp. Esta configuração trás atrelados nerds da segurança que teimam em não permitir acessos a ficheiros por http.

Assim, quando fazem um upload através de um uploader ou image manager, devem deparar-se com um 403 (Forbiden) quando tentam aceder à vossa imagem, acabada de carregar… Este problema, acontece tanto em instalações WordPress como PrestaShop ou Drupal, sempre que tentam fazer um upload pela interface web.

Este problema acontece, normalmente, devido ás permissões que, por defeito, o suPHP dá aos ficheiros e pastas. Por exemplo, se o vosso script cria a pasta antes de carregar o ficheiro, devem reparar que a pasta fica com o chmod 700, ou seja, não pode ser visualizado pelo browser. O ficheiro, acabado de carregar, deverá ter o chmod 600…

Assim, não conseguirão ver a vossa imagem porque está protegida contra requests http.

Para resolver este problema, devem em primeiro lugar alterar as configurações do suPHP, para isso, numa instalação CentOS, RedHat, sigam os passos abaixo…

Agora, podem testar fazer de novo o upload da imagem que queriam e tudo deve funcionar normalmente…

Abraço

Izak Jesus

view all post
Leave a comment

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

By Daniele Zedda • 18 February

← PREV POST

By Daniele Zedda • 18 February

NEXT POST → 34
Share on
2007 - 2024 © izak.pt Todos os direitos reservados. Super charged by Dotec and vitaminized by Daniel Jesus.