:: Izak.pt ::

Also known as Mozack!

PLEX – Um servidor multimédia completo

Olá,

Ao longo dos anos tenho vindo a guardar e converter os meus filmes em DVD e/ou DivX para que os possa ver em todos os dispositivos. No entanto, como tinha um PC velho cá em casa, decidi fazer o processo inverso e passar todos os DVD’s para formato digital. Além de ser um processo demorado, tive a necessidade de estudar uma forma de partilha de conteúdos doméstica que se adaptasse a todos os dispositivos, sejam eles móveis ou fixos.

Descubri o PLEX!. O Plex é um servidor/cliente de multimédia que gere a biblioteca completamente desde filmes, músicas, fotos, etc e as partilha pelos mais diversos dispositivos, incluíndo Mac OSX. O PLEX mostra-se muito versátil uma vez que faz a junção de legendas, suporta a maioria dos formatos de filme e musica e permite a partilha através de iTunes, neste caso, é necessário a instalação do Bonjour no vosso servidor.

Comprei a versão de atualização do Windows 8, fiz uma instalação limpinha nesse computador velho, e coloquei-lhe alguns discos SATA2.

Aqui a minha configuração:

  • Board Asus P5G41-M
  • Intel Core2Duo [email protected]
  • NVIDIA GeForce 8400 GS
  • 2GB Ram DDR2 800
  • Placa LAN 10/100/1000 D-Link
  • 2 Discos 500GB (+1 de 3 TB para breve)

Ok, depois de montar o PC,  fiz uma instalação limpa e original do Win8 Pro que comprei aqui. Depois disso, como é um servidor, não tem rato, teclado nem monitor, por isso instalei um VNC Server (ULTRA VNC) para que o possa controlar na perfeição através do Mac OSX.

O passo seguinte é fazer o download do PLEX Server e instalar, podem ver aqui. A configuração é simples. Basta depois adicionar os ficheiros às categorias correspondentes e ele indexa-os e disponibiliza-os em stream. Se, por alguma razão não se conseguirem conectar ao PLEX, verifiquem as portas firewall/router que são por defeito 32400.

Para que possam aceder à vossa biblioteca de qualquer parte do mundo, devem registar-se em myPlex e adicionar o vosso servidor lá, assim, à semelhança do que acontece com o no-ip, o Plex atualiza o IP do vosso computador quando a net cai ou o IP muda.

E pronto, está o PLEX a funcionar! Para poderem ver os vossos filmes e conteúdos multimédia, devem instalar o PLEX Media Center nos vossos computadores, façam o download aqui. O que mais me impressionou no PLEX foi que é 100% compatível com Mac OSX e acessórios (Apple Remote, etc).

Se têm um iPhone e querem ter o PLEX em stream, utilizem a APP Oficial do PLEX, que, não só vos permite ver filmes, fotos etc como vos permite controlar remotamente o vosso PLEX Media Center, saibam mais aqui.

Realmente, depois de ter experimentado o XBMC, o PLEX foi sem dúvida o que mais me impressionou, desta forma, dou nota 10.

Abraço

Izak Jesus

view all post
Leave a comment
Comments (1)
Plex- Acesso remoto pela web | :: Izak.pt :: • 9 anos ago

[…] de vocês já devem conhecer o Plex (servidor multimédia). Conforme já vos falei neste post, o Plex é uma pequena grande maravilha para partilharem os vossos conteúdos multimédia entre […]

reply

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

By Daniele Zedda • 18 February

← PREV POST

By Daniele Zedda • 18 February

NEXT POST → 34
Share on
2007 - 2024 © izak.pt Todos os direitos reservados. Super charged by Dotec and vitaminized by Daniel Jesus.