:: Izak.pt ::

Also known as Mozack!

Acelerar o PrestaShop – PT 1

Olá,

Hoje venho escrever sobre um assunto que provavelmente interessa a muitos dos leitores deste Blog. Por norma, quem tem uma loja Prestashop depara-se com uma quantidade enorme de recursos mas que, na grande maioria, nem sequer utilizam ou não fazem intenção de utilizar.

O Prestashop tem uma funcionalidade que é o Grupo de Clientes, ou seja, é possível configurar o preço e disponibilidade de artigos consoante determinado Grupo de Clientes. Por exemplo, uma loja que vende para o consumidor final e revenda, tem dois grupos de clientes, que no caso da revenda, usufruem de um desconto de x% sobre o preço apresentado ao grupo Consumidor Final.

No entanto, apesar desta funcionalidade, a grande maioria dos utilizadores do Prestashop utiliza apenas o Grupo por defeito, ou seja, não tem configurado qualquer grupo além do consumidor final. No entanto, a plataforma Prestashop, sempre que faz uma query à base de dados para receber o preço, faz uma busca também ao Grupo de Utilizadores para quem determinado produto ou produtos se destina, este processo faz com que exista um pequeno atraso na apresentação dos resultados.

Hoje, vamos fazer com que o prestashop ignore este processo dos grupos e consequentemente, fazer com que a vossa loja que tem apenas um grupo, seja significativamente mais rápida na página do produto.

[alert style=”red”]Este tutorial destina-se a utilizadores PrestaShop que utilizam apenas o grupo padrão, não tencionam usar mais que 1 grupo e que têm instalada a versão 1.4.4.1 do PrestaShop.[/alert]

Abram o ficheiro classes/Product.php e encontrem a query:

Esta função faz uma busca na BD por Grupo de Clientes o que atrasa em cerca de 1 seg. o tempo de apresentação da página.

Substituam o código acima por:

Devem agora perceber que esta alteração faz uma diferença de cerca de 1 seg na abertura de páginas. No entanto, foi desabilitada a busca por Grupo de Cliente.

Outra forma de alterar a velocidade da vossa loja é a utilização do Memcache. Esta opção está disponível apenas em Alojamentos dedicados ou semi-dedicados com acesso a instalação via SSH. Se é o vosso caso, podem fazer a instalação do memcache e configurá-la no BO do Prestashop.

Existem outras formas de colocar o vosso sistema prestashop mais rápido que sempre que tiver novidades, vou colocando aqui.

Izak Jesus

view all post
Leave a comment

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

By Daniele Zedda • 18 February

← PREV POST

By Daniele Zedda • 18 February

NEXT POST → 34
Share on
2007 - 2024 © izak.pt Todos os direitos reservados. Super charged by Dotec and vitaminized by Daniel Jesus.