:: Izak.pt ::

Also known as Mozack!

REVIEW – Time Capsule

Olá,

Recentemente, e por necessidade de backups fáceis e rápidos, aderi ao Time Capsule. Comprei esta pequena maravilha no site da Apple Store e chegou numas incríveis 18h.

Bom, depois de receber esta pequena maravilha, comecei a ver todas as capacidades deste aparelho que é sem dúvida uma mais valia para quem pretende ter sempre os ficheiros em segurança, independentemente do SO que possuir.

O Time Capsule na realidade é um conjunto de ferramentas todas juntas num único dispositivo, verifiquei quando liguei e fui ao painel de administração dele, fiquei surpreendido com as capacidades do “bicho”. Na altura da aquisição, foi o impulso de ter qualquer coisa que fizesse backups automáticos ao meu MAC, no entanto, depois de o ter em casa, percebi que o Time Capsule é muito mais que isso, aqui ficam algumas funcionalidades:

  • Backups Automáticos em MAC ou PC
  • Expansão de Rede Existente
  • Criação de Nova Rede
  • Print Server
  • Possibilidade de Adição de discos externos (Rede ou USB)
  • Partilha de Ficheiros
  • Protecção de disco por password
  • ETC…

Backups Automáticos Para Todos

Bom, estas são algumas das muitas características do Time Capsule. Como referi em outros posts, criei um server recorrendo a um dos pc’s cá de casa, essa foi a minha primeira preocupação, ter de reconfigurar o Time Capsule para que o Server ficasse ligado a ele, em vez de estar ligado ao router MEO. ENGANEI-ME!!!

A ligação que fiz foi como expansão de rede, ou seja, o Time Capsule liga por cabo a uma porta RJ45 do Router MEO e expande a rede por SSID, ou seja, vocês só vão ver 1 rede em vossa casa, mas com um alcance muito superior. Na área do Wireless o Time Capsule é também uma mais valia, uma vez que pode ser ligado à vossa rede existente por cabo ou wireless. As configurações Wireless do Time Capsule são igualmente bem sucedidas, uma vez que possui banda dupla, com norma N, ou seja, uma alcance muito superior ao fornecido pelo router MEO que funciona em b/g.

Time Capsule Wireless

Depois, liguei o server ao Time Capsule por cabo, a impressora por USB (directo no Time Capsule) e já está, o server continuou a ser SERVER, e agora, suprimi um problema de partilha de impressora entre Windos e Leopard.

A verdade é que isto dá um jeitão e por uns cerca de 400€ para a versão 2TB, ou 275€ para a versão 1TB esta pequena maravilha conjuga design e funcionalidade e garante uma segurança incrível em protecção de dados.

Na área dos backups automáticos, o Time Capsule pode ser uma mais valia para quem não pode perder dados. A partilha de ficheiros interna está disponível com protecção do disco através de password, ou seja, cada computador que fizer backup para o Time Capsule, deve ter a password ou não poderá aceder, com excepção se abrirem as permissões do disco para público.

No caso do MAC, mal ele detecta o Time Capsule pergunta logo se queres configurar os backups para lá, respondendo que sim, sempre que faças uma alteração num ficheiro, ele salva-o automático no Time Capsule e actualiza os dados existentes.

Time Capsule - Time Machine

No caso do Windows, os backups funcionam da mesma forma, defines uma hora e ele faz backup, mas no destino está o Time Capsule. Em suma, a minha satisfação em relação a este aparelho é 10 numa escala de 0 a 10 😀

O preço, bom não é o melhor, mas nada a que já não estejamos habituados em relação aos preços Apple, mas o dinheiro investido nesta pequena maravilha compensa.

E tu, já tens o teu Time Capsule? Conta-me a tua experiência!

Izak Jesus

view all post
Leave a comment

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

By Daniele Zedda • 18 February

← PREV POST

By Daniele Zedda • 18 February

NEXT POST → 34
Share on
2007 - 2024 © izak.pt Todos os direitos reservados. Super charged by Dotec and vitaminized by Daniel Jesus.