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Also known as Mozack!

Optimização de Landing Pages – PT-1

Olá a todos, hoje venho aqui falar-vos de uma questão que se coloca sempre que gerimos uma loja online ou um conteúdo que tenha como objectivo a venda.

As vendas online podem ser produtos (físicos ou digitais), serviços, links, etc… Na net, encontramos as coisas mais estranhas à venda, mas sempre, com um público alvo específico.

Actualmente, e com o crescimento da qualidade de scripts, páginas, serviços e produtos, é obrigatório que o potencial cliente veja na página onde “caiu” o produto que procura, é neste ponto que entram as landing pages.

Landing pages são páginas optimizadas para motores de busca que apresentam determinado produto ou serviço e que têm como intuito vende-lo. Essas páginas correspondem na íntegra ás guidelines do Google em termos de optimização. São páginas que na sua maioria são dinâmicas e que, por norma, aparecem nas buscas primeiro que o site que vende esse produto.

Hoje, vou apresentar-vos uma forma de melhorar as vossas landing pages, recorrendo a um método de persuasão simples, mas que pode fazer toda a diferença.

O utilizador nem sempre tem certeza de que o conteúdo que está a ver em determinado website é focado para ele. Daí, temos que usar um texto simples, claro e que lhe dê a sensação de que o produto que vendemos pode ser enviado para ele, e que, é exactamente o que procura.

Essa forma de cativação é usada através das keywords do Google. Um utilizador vai ao Google e procura por um determinado produto, a vossa landing page deverá aparecer e mostrar exactamente o que o utilizador pretende.

Vou dar-vos um exemplo recorrendo a uma landing page que criei recentemente. Vejam aqui: biquinis2011.com.

Reparem no texto a vermelho (o primeiro): “Quer moda praia 2011 ou biquinis 2011?”. Este texto é dinâmico, ou seja, altera-se dependendo da busca do utilizador. Uma vez que o foco é potenciais compradores brasileiros, vamos fazer uma busca por “loja de biquini 2011” em Google.com.br, podem clicar aqui. O resultado deve ser parecido com este:

Resultados para Biquini2011.com

Na pesquisa orgânica aparece na 3ª posição (o domínio foi lançado à 2 meses). Se clicarem na busca, vejam o resultado na página biquinis2011.com, deverá ser parecido com este:<

Biquinis2011.com - Header Busca

Então, o resultado da pesquisa, depois de clicado é inserido automaticamente na landing page. Isto faz com que a pessoa fique com a ideia de que clicando em qualquer produto vai encontrar exactamente o que procura.

Claro que todo o processo pode ser optimizado, recorrendo à utilização dessas keywords durante todo o texto presente na landing page, lá pelo meio, podemos colocar as palavras de busca e fazer com que o potencial cliente veja nesse conteúdo a oferta que precisa para o que procura.

Para fazer isto, basta criar uma landing page em que a página inicial seja php, para que possamos utilizar o código que se segue. Para capturar as keywords de busca do utilizador utilizamos o código (por favor, manter os créditos):

[syntax type=”php”]<?php
// Recebe a keyword de busca
//Mozack – http://www.mozack.net&lt;/div&gt;
if (isset($_SERVER[‘HTTP_REFERER’])) {
$query = array();
parse_str(parse_url($_SERVER[‘HTTP_REFERER’], PHP_URL_QUERY), $query);
$keyword = $query[‘q’];
}
if($keyword!=”){
$qtext = $keyword;
}
elseif ($keyword == ”){
$qtext = ‘biquinis 2011’; //mudar pela palavra-chave que pretendem se o utilizador for directo para o vosso site, sem motor de busca
}
elseif ($keyword == ‘biquinis+2011’){ //alterar para o caso da apresentação ser errada
$qtext = ‘biquinis 2011’; // colocar a apresentação errada em certa
}
else {
$qtext = $keyword;
echo $qtext; // mostra o texto de pesquisa (keywords)
}
?>[/syntax]

Ok, neste momento a palavra de pesquisa está correctamente inserida no script, agora para colocarem réplicas no texto devem, onde querem que apareça a keyword colocar:

[syntax type=”php”]<?php echo htmlentities($qtext) ?>[/syntax]

Esta forma, vai fazer com que tenham no vosso texto keywords relevantes para o utilizador, substituídas por keywords não dinâmicas quando o utilizador for directo para a vossa landing page ou quando esta for visitada por um motor de busca (isto é importante).

Num próximo tutorial, falarei de como fazer um print do nome do país na vossa landing page, para que possam colocar um texto do género: “Enviamos para: [nome do país]”…

Espero que este post vos ajude a ganhar mais com as vossas lojas online.

Abraço

Izak Jesus

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By Daniele Zedda • 18 February

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